ConversAções com a Escrita
Pedagogias do chão: a poética da mediação-de-leitura na cidade de Fortaleza (CE)
Rômulo Silva
"Há muito tempo não programo atividades para 'depois'. Temos de parar de vender o amanhã. O futuro é aqui e agora". Em "O amanhã não está à venda" (2020), o líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak nos provoca a mergulhar no presente, a imergir no hoje. Nas poéticas de vida, não se render à morte que é o esquecimento é exercício de fala e escuta. Reimaginar mundos possíveis é escrever histórias com nossos próprios pés, mãos e rosto.
No próximo sábado, 9 de outubro, o poeta e pesquisador Rômulo do Nascimento Silva apresentará o processo de escrita da pesquisa "Pedagogias do chão: a poética da mediação-de-leitura na cidade de Fortaleza (CE)" na atividade ConversAções com a Escrita. Ourives da palavra, Rômulo é mestre e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UECE) e um dos organizadores do o Sarau da B1, que acontece desde 2015 no Grande Jangurussu. No texto, o autor investiga a mediação de leituras dos encontros-saraus de periferias e nas casas bibliotecas-livres, comunitárias e de iniciativa popular, como possibilidades de habitar a encruzilhada do Diverso.
Conversa ao pé do ouvido feito dois dedos de prosa nas calçadas, esquinas, bibliotecas, ônibus ou no chão-batido da cozinha, a fala de Rômulo é construção de saber partilhada — "tudo o que sabemos, sabemos entre todos", nas palavras do poeta espanhol Antonio Machado. Nosso convite é coletivo: mergulhar no agora, criar possibilidades, dançar nas encruzilhadas, ouvir a ancestralidade do chão, escrever com a cidade. "Não há 'isso' ou 'aquilo' que representa, que escreva sozinho: toda uma legião incorpora fazendo do texto carne, sangue e espírito uma imensidão que não aterroriza", acredita Rômulo.
O Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR/CNPq) convida para o ConversAções com a Escrita com o pesquisador Rômulo que apresentará o processo de escrita da pesquisa Pedagogias do chão: a poética da mediação-de-leitura na cidade de Fortaleza (CE). O encontro é uma das atividades do Ateliê de escrita, que acontece na pesquisa Fortalezas Sensíveis: Escritas com a Cidade.
Convidado:Rômulo do Nascimento SilvaPesquisador, mestre e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UECE).
Dia 9 de outubro
Hora: 10h
Local: on line

