Instituto Três Mares / Projeto de Vida

Através do contato com diferentes grupos que atuam de maneira mais aproximada com as pautas que envolvem os direitos humanos, o projeto foi se reposicionando no bairro e desenvolvendo novas atuações, fazendo parte atualmente, também, do Conselho Gestor da Zona Especial de Interesse Social – ZEIS Serviluz, tendo sido eleito por moradores do bairro como organização da sociedade civil representante. Dessa maneira, o projeto atua não só com a conscientização de crianças e adolescentes a respeito de seus direitos e perspectivas de futuro, mas, também, participando de maneira efetiva na luta pela moradia digna e está no front de resistência com os moradores do bairro.

O Projeto de Vida surge em 2015 com objetivo de trabalhar com crianças e adolescentes, estimulando a reflexão crítica por meio de facilitação de grupo no bairro do Serviluz.

Formado por um grupo de psicólogas e estudantes de Psicologia, vem desde então desenvolvendo atividades voltadas para os temas de autoconhecimento, direitos humanos, projeto de vida e empoderamento pessoal. As temáticas são trabalhadas em encontros que ocorrem semanalmente com metodologias variadas, como: rodas de conversa, dinâmicas, apresentação de informações, construções de conteúdos pelo grupo, atividades de campo, e apresentação de palestrantes convidados e de grupos de arte e dança.

Além das atividades semanais com facilitação de grupo, o projeto também participa de ações na comunidade que são abertas ao público, que ocorrem em praças, ruas e no farol. Essas são realizadas em parcerias com grupos já existentes no bairro, como a Associação de Moradores do Titanzinho (AMT), o Coletivo Servilost e o Coletivo AudioVisual do Titanzinho, que coordena o Cineclube Ser Ver Luz.

Desde o início de 2018, a AMT tornou-se uma parceira ainda mais próxima, pois também passou a ser o local físico de atuação semanal do projeto, tendo trabalhado com crianças com idades entre 7 e 12 anos e adolescentes com idades de 13 a 16 anos, no formato de encontros semanais com duração de uma hora e meia, em torno da temática de direitos humanos.

bVYGdWxQfWWi9oMKVL2A_hY8L6K9wf0zbR4a2.jpg
Screenshot_10.png
  • 1597748
  • facebook_logo_icon_147291