Gambiologia

Em 2014 Fred Paulino esteve em Fortaleza realizando uma oficina com o Coletivo AudioVisual do Titanzinho, participantes do LAMUR e colaboradores, no Ateliê Mestre Nosa, MAUC|UFC -  participando também como convidado no Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensíveis com o tema Metodologia(s) de processos de criação em artes coordenado pelo PPGArtes|UFC.

Pesquisa IntenCidades e Coletivo AudioVsiual -  oficina com Fred Paulino - Gambiologia.jpg
GMB_brasao_preto_final.png

Gambiologia é um projeto originário de Belo Horizonte, Brasil, que desde 2008 propõe iniciativas que exploram peculiaridades da cultura brasileira no contexto eletrônico, especialmente relacionadas à tradição da “gambiarra”.

Até 2015, atuamos como um coletivo de arte e design. Desde então, o projeto apresenta-se como uma plataforma independente de criação e reflexão em arte e tecnologia, com colaboradores em vários países. Atualmente, nossa linha de atuação transita entre um ateliê de invenções e uma produtora cultural, com três focos principais de trabalho:

• produção (exposições e publicações de artes visuais);

• educação (oficinas e metodologias);

• inovação (palestras, consultorias e desenvolvimento de produtos).

Entre nossas realizações de maior destaque estão as exposições “Gambiólogos” e “Maquinações” (2010, 2014 e 2018), a “Facta – revista de Gambiologia” (desde 2011, atualmente em sua quinta edição) e o “Favela Hacklab”. O projeto tem sido destaque em dezenas de mostras e festivais de arte no Brasil e exterior e recebeu Menção Honrosa no Prix Ars Electronica (Áustria), um dos mais tradicionais festivais do mundo.

cópia de IMG_5991.jpg
cópia de IMG_5990.jpg