Existente desde 2010, o Jucom é um grupo de pesquisa formado por estudantes e professores da cidade de Fortaleza que estuda a cidade como campo comunicacional. Sua trajetória é iniciada com uma reflexão a cerca das juventudes produtoras de comunicação. Os primeiros estudos desenvolvidos pelo grupo discorriam sobre a narrativa dos jovens e o potencial formador das experiências comunicacionais. O interesse na relação entre comunicação e educação advinha da dissertação defendida pela coordenadora do grupo em 2008, a professora Alessandra Araújo. O texto intitulado "Trajetórias juvenis nas ondas da rádioescola" (ARAÚJO, 2008), já apresentava, como pano de fundo, a relação entre as narrativas dos sujeitos e seus espaços
No dia 19 de maio de 2017, o Jucom participou do ConversAções, promovido pelo Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas (Lamur). A convidada para esta edição do encontro foi a professora Clara Costa Oliveira, da Universidade do Minho, Portugal, trazendo para debate o tema "Aprendizagem, Autopoiética e Cibernética".
A integrante e professora-orientadora do Jucom, Alessandra Oliveira, foi convidada para contribuir com a discussão como instigadora, junto à professora Deisimer Gorczevski, do Lamur.
Os integrantes do Jucom apresentaram, de forma rápida e lúdica, em que e como o grupo afetou (e afeta) a subjetividade e vivência de cada um.
CONHEÇA MAIS EM: