Núcleo de Base do Serviluz

O Núcleo de Base do Serviluz é uma organização não governamental (ONG) criada em 1992 e, desde lá, vem realizando atividades educativas, culturais e comunitárias com crianças, adolescentes e famílias que vivem no bairro Serviluz, em Fortaleza.

O Núcleo também realiza ações em aliança com a Associação de Moradores do Titanzinho, atuando nas lutas por direito à moradia digna, bem como nas ações culturais, entre elas, a colaboração com o Coletivo AudioVisual do Titanzinho nas sessões do Cine Ser Ver Luz e nas Mostras AudioVisuais do Titanzinho.

No início de 2018, o Núcleo realizou um curso de formação em cineclube com a colaboração do Coletivo AudioVisual, a Pesquisa Cinema In(ter)venção: Cine Ser Ver Luz e a Associação de Moradores do Titanzinho. Nesse processo, foi criado o Cineclube do Núcleo, que passou a realizar sessões de cinema, escolhendo filmes com as temáticas: Jovem e a Periferia, A questão Ambiental com o Mar, e Abuso e Exploração sexual de crianças e adolescentes. As sessões  foram realizadas na sede da organização, bem como nas ruas próximas.

Ao longo dos anos, a ONG vem realizando algumas parcerias, entre elas com a Associación Niños e Niñas de la Calle. Em 2015, inicia-se também um trabalho com mulheres vítimas de violência doméstica, intitulado como Rosas do Serviluz, em parceria com a Instituição Internacional Ayuntamiento de Málaga; em 2016, o Núcleo inicia um projeto com as juventudes por meio do edital IX Mecenas, o Projeto Arte e Cultura no Vicente Pinzón; por fim, em 2018 iniciou por meio do edital Napaz o projeto Cineclube Núcleo de Base do Serviluz. Com isso, o trabalho foi tomando uma proporção maior e fortalecendo a rede de apoio com outros atores da comunidade que desenvolvem trabalhos sociais com o foco nos direitos humanos, como a Associação de Moradores do Titanzinho, o coletivo de jovens Servilost, o Coletivo AudioVisual do Titanzinho, o Cineclube Ser Ver Luz e o Projeto de Vida Titanzinho.

O projeto busca trabalhar com crianças e adolescentes na faixa etária de sete a dezessete anos, um encontro semanal no período da tarde com duração de duas horas. A metodologia utilizada é de atividades grupais e individuais com diversas técnicas, como música, desenho, vídeo, dança, debates, leituras, brincadeiras e dinâmicas que tratam das temáticas que abrangem a arte, a formação política e os direitos humanos, de forma que proporcionem que os mesmos sejam protagonistas de sua própria história, debatendo a sua condição social, adquirindo conhecimento e tomando consciência de seus direitos e deveres. Busca-se, também, elaborar propostas para que esses direitos e deveres sejam viabilizados.

No início de 2019, a sede do Núcleo passou por uma reforma e teve sua reinauguração, em parceria com a Associação União de Jovens do Vicente Pinzón – UJVP.

Screenshot_8.png
Screenshot_9.png