ConversAções
#com a Escrita | Alice Dote
Escritas urbanas: escrever (com) imagens, escrever (n)a cidade
Alice Dote
Pixação, estêncil, lambe-lambe — frases e palavras deixadas nas superfícies povoam muros, paredes, postes, lixeiras, cabines de orelhões da cidade. O gesto da escrita, que tatua a pele da urbe, é marca que perdura no tempo: imagens-de-imagens, letras que bordam palavras, linhas que se desencontram em desenhos. Nos versos “Proverbios y cantares XXIX”, em Campos de Castilla (1912), o poeta espanhol Antonio Machado (1875-1939) sugere: “Caminante, son tus huellas/ el camino y nada más;/ Caminante, no hay caminho,/ se hace camino al andar”. Escrever com a cidade é também cartografar percursos a pé, variar as ruas percorridas para chegar a um mesmo lugar, escolher outras linhas de ônibus, provocar o olhar. "Como tantos outros agires urbanos de potência micropolítica, as escritas urbanas dizem da invenção de táticas de existência — e existência na cidade", acredita a pesquisadora e artista visual Alice Dote @alicedote
"As escritas urbanas, mostrando-se no que não é visível de imediato nas palavras, indicam uma certa poética da criação da cidade cotidiana como um texto escrito a muitas mãos, camada sobre camada, nessas práticas ordinárias, anônimas e não autorizadas, que se desviam do consumo utilitarista do espaço", compartilha a pesquisadora e artista visual @alicedote
No próximo sábado, 13 de novembro, Alice Dote partilhará os seus múltiplos processos de escrita no encontro "Escritas urbanas: escrever (com) imagens, escrever (n)a cidade", atividade do ConversAções com a Escrita. Alice é mestre pelo Programa de PósGraduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, com a investigação Cidade Caminhante (cidadecaminhante.tumblr.com); e co-criadora do coletivo Narrativas Possíveis (@narrativaspossiveis), com pesquisa e atuação em cidade, imagem e artes urbanas.
O encontro é uma das atividades do Ateliê de Escrita, que acontece na pesquisa Fortalezas Sensíveis: Escritas com a Cidade.
Dia: 13.11.2022
Hora: 10hs
Local: on line
Mini-bio:
Alice Dote é pesquisadora e artista visual. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, com a pesquisa Cidade Caminhante (cidadecaminhante.tumblr.com). Co-criadora do coletivo Narrativas Possíveis (@narrativaspossiveis), com pesquisa e atuação em cidade, imagem e artes urbanas.
Artigo| sugestão de leitura:
Riscar a cidade em gestos e rastros, caminhadas e imagens
Escritas urbanas como um agir urbano de potência micropolítica
Alice Diógenes Olimpio Dote Sá |Universidade Federal do Ceará
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/3263



#11 Rômulo Silva