top of page

ConversAções

# Arte, Política e Exílio/
Mário Pedrosa

Convidados:  Claudio Nascimento, Ana Cecília Soares 

Instiga: Deisimer Gorczevski 

 

Ao longo de sua vida, o crítico de arte, Mário Pedrosa, vivenciou diversos exílios políticos em nome de seus ideais de esquerda, encontrando na arte terreno fértil para combater o fascismo e romper com o olhar hegemônico europeu sobre o modo como a produção artística vinha sendo desenvolvida, sobretudo, nos países da América Latina. A partir desse recorte, impulsionado pelas experiências do crítico nos exílios que viveu, a pesquisadora, Ana Cecília Soares e o educador, Cláudio Nascimento, compartilharam suas pesquisas sobre a obra e a vida de Mário Pedrosa instigados por Deisimer Gorczevski professora e pesquisadora no PPGArtes da UFC.

 

Na ocasião teremos o lançamento do livro Ensaios sobre Mário Pedrosa: Exílios | Sarabanda Plebeia de Claudio Nascimento publicado pela Editora Lutas Anticapital.

 

ConversAções é um convite ao encontro com IntenCidades que tomam corpo, inventam afetos que se efetuam em matérias de expressão. Esta edição é uma realização do Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR - CNPq), Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), Editora Reticências e Instituto de Cultura e Artes ICA - UFC com o apoio da Pano de Roda: Território e Movimento e Agile Montagem.

 

Dia: 27.04.2023

Hora: 19h

Local: Pano de Roda: Território em Movimento

Rua Padre Valdevino, 2362

 

Arte do cartaz: @sabrinaaraujo.s

Foto @alialbuq


 

Breve relato: 

 

À luz das pesquisas de Cláudio Nascimento (@nascimentoclaudio3095) e Ana Cecília Soares (@anacecisoares), o LAMUR e a Editora @reticencias.art realizaram um momento de partilha pensando arte e política como indissociáveis para Mário Pedrosa em sua luta pela cultura e pela resistência contra os governos autoritários que ganharam força na América Latina no século passado. A vida e as realizações de Mário Pedrosa, ainda hoje, conseguem provocar reflexividade nas pessoas que o conhecem e inspiram suas vontades ardentes por uma vida digna e comunal para todes.

 

Pensar com Mário Pedrosa é mirar na utopia como linha do horizonte, como propõe outro revolucionário pensador latino americano, o uruguaio Eduardo Galeano: “A utopia está lá no horizonte.Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” Pensar com Mário Pedrosa é seguir compondo essa coreografia caminhante.

  • 1597748
  • facebook_logo_icon_147291

© 2020 por LAMUR

.

criado com wix

bottom of page