top of page

ConversAções

# Arte com envolvimento comunitário

ConversAções

Vida | Arte com envolvimento Comunitário

 

 

Convite

Nosso convite ao encontro|conversa entre Vida e a Arte Com o Envolvimento Comunitário deseja afirmar as proposições do Plano Popular da ZEIS Cais do Porto | Titanzinho| Estiva, bairro Serviluz - que envolvem ações culturais, comunitárias, ambientais e, em especial, o fortalecimento dos espaços de memória compreendendo o bairro como um museu aberto, bem como nossa luta para garantir o restauro do Farol do Titanzinho | Mucuripe,  sua ressignificação com a gestão compartilhada com a comunidade. Enfatizamos o manifesto pela revogação imediata do Decreto de remoção das casas dos moradores do entorno e a elaboração de um projeto em conjunto com moradores do Farol do Titanzinho.  

 

ConversAções é um convite ao encontro com IntenCidades que tomam corpo, inventam afetos que se efetuam em matérias de expressão. Esta edição é uma realização da Associação de Moradores do Titanzinho, Comissão Titan e Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas - LAMUR | CNPq | UFC. 

 

Dia 11.04.2024.

Hora: 19hs

Local: Associação de Moradores do Titanzinho

c

Breve relato: 
Com a conversa “(...) fomos convidados a pensar sobre as diferentes perspectivas de coletividade. O envolvimento com uma cultura do comunitário aparece como uma dessas perspectivas comuns contra a cultura do desenvolvimento e progresso da sociedade moderna que investe na separação das pessoas entre si, bem como suas relações com a natureza.As memórias das lutas e ações comunitárias e culturais e o processo de construção do Plano Popular do bairro foram algumas das experiências enfatizadas na conversa.Na fala do convidado André de Jesus vimos importantes aproximações entre as experiências dos moradores do bairro Restinga, em Porto Alegre e as vivências dos moradores do Serviluz, em Fortaleza, reforçando ainda mais a potência dos bons encontros.Nosso encontro reafirmou a proposição de fortalecer os espaços de memória comunitários, bem como nossa luta para garantir a restauração do Farol do Mucuripe com a gestão compartilhada com a comunidade. A revogação imediata do Decreto de remoção das casas dos moradores do entorno e a elaboração de um projeto em conjunto com moradores do Farol do Titanzinho.”

Convidado:André de Jesus - @restingafalanteAtuador, ponteiro e gestor cultural do Projeto Pedagogia das Africanidades, integrante do Ponto de Cultura Africanidade, participante do Grupo O Grito, no bairro Restinga, na cidade de Porto Alegre RS. Também é colunista e colaborador do Ponto de Cultura TV Restinga (Gira negra gaúcha), Brasil de Fato|RS com a criação de podcast/videocasts.

 

Instigam a conversa: Participantes da Associação de Moradores do Titanzinho, da Comissão Titan  e do Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas - LAMUR|UFC.

Realização: Associação de Moradores do Titanzinho
Comissão TitanLAMUR - Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas

Colaboração: Coletivo AudioVisual do TitanzinhoInstituto Três Mares

  • 1597748
  • facebook_logo_icon_147291

© 2020 por LAMUR

.

criado com wix

bottom of page