Servilost

O Servilost é formado por jovens artistas moradores da comunidade do Serviluz. Começou como um grupo de grafiteiros com o intuito de propor a arte do graffiti para afirmar a potência do bairro em que moram. Jovens de outras áreas, como breakdance, surfe, educação ambiental, fotografia, audiovisual e produção cultural, foram compondo o que, hoje, configura-se como coletivo.

O nome Servilost surge da mistura do nome Serviluz com a palavra do inglês, lost. Entendemos que, para a cidade de Fortaleza, somos a “Comunidade Perdida”. A partir daí, nasceram outros sentidos para nomear quem somos e o que nos aproxima como “jovens perdidos em busca de algo”. E essa busca é o que nos move a intervir na comunidade do Serviluz, em especial, nos aspectos sociais, ambientais, culturais e artísticos.

Uma das principais intervenções do coletivo está localizada no Farol do Mucuripe, um patrimônio cultural da cidade de Fortaleza que, nos últimos anos, encontra-se abandonado, sofrendo da falta de atenção e manutenção. O Servilost vem mobilizando outros jovens e organizações do bairro na realização de ações ambientais e culturais, no Farol. Destacamos o mutirão da limpeza do Farol, bem como a organização de um sarau cultural com a apresentação de artistas do bairro, reunindo as expressões de poesia, repente, música, dança, teatro, entre outros. Na sequência do Sarau Cultural acontece o Farol Roots, um convite para festejar a vida.

O Coletivo também realiza ações de limpeza de praia, como o Serviluz Mó Limpeza, com a colaboração dos moradores, e o projeto Limpando o Mundo. Nestas ações, fazemos a coleta de materiais recicláveis e, com esses materiais, propomos atividades como a Oficina de Brinquedos Reciclados, realizada em parceria com Manawa e Arteliê Karen Vasques. A oficina contou com a participação de crianças, jovens e adultos interessados em aprender a arte de se criar brinquedos a partir de materiais caseiros.

17547090_1849696625313472_8573169533437825683_o.jpg
Screenshot_7.png