ConversAções

#Individuação, Meio e Imagem em Gilbert Simondon
dezembro/2018

Neste ConversAÇÕES recebemos a convidada Profa. Dra. Andreia Machado Oliveira (LabInter/PPGART/UFSM), trazendo o tema "Individuação, Meio e Imagem em Gilbert Simondon", e a profa. Deisimer Gorczevski (LAMUR| PPGArtes | UFC) que instigou a conversa. 

Partilhamos uma breve apresentação do tema (resumo):  

“Com foco sobre a Teoria da Imagem em Gilbert Simondon, abordaremos, brevemente, os conceitos de individuação e meio associado a fim de introduzir tal Teoria. Simondon, ao falar sobre experiência por um viés dos processos de individuação, busca romper com a divisão clássica entre imagem mental (relacionada às lembranças e construções mentais) e imagem concreta (relacionada aos objetos criados), ultrapassando concepções espaço-temporais antropocêntricas. Nessa perspectiva, entendemos a imagem como mediação entre corpos e meios (geográficos e tecnológicos) em diferentes níveis. Ao apontarmos que a imagem une os corpos e os meios, colocamos que a imagem é a própria experiência existencial, sendo uma realidade intermediária e temporária em certo meio associado.”

 

A realização do encontro foi do Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas - LAMUR| UFC em aliança com o Laboratório Interdisciplinar Interativo - LabInter|UFSM.

 

Esta edição aconteceu no auditório do Museu de Arte da UFC, no dia 5 de dezembro de 2018. O ConversAções é um convite ao encontro com intenCidades que tomam corpo e inventam afetos que se efetuam em matérias de expressão.

Profa. Dra. Andreia Machado Oliveira

Artista multimídia e pesquisadora com experiência nas áreas de arte e tecnologia, subjetivação contemporânea, sistemas interativos e práticas transdisciplinares de colaboração. Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS - Brasil e pela Université de Montreal/UdM - Canadá, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS. Idealizadora e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar Interativo – LabInter/UFSM e líder do gpc.InterArtec/Cnpq, desde 2012. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS.

 

Profa. Dra. Deisimer Gorczevski

Pesquisadora em artes e comunicação com estudos nos temas: arte e vida cotidiana, arte e cidade, intervenções urbanas e audiovisuais, subjetividade e processo de criação coletivo e colaborativo e metodologia de pesquisa em artes, filosofia e ciências. Coordena o Laboratório Artes e Micropolíticas – LAMUR. Realizou doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutorado-sanduíche em Comunicação Audiovisual na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Atualmente é professora no Programa de Pós Graduação em Artes, no Instituto de Cultura e Artes |UFC.

  • 1597748
  • facebook_logo_icon_147291