ConversAções

#Predinho|Brasil Além do Ressentimento
agosto/2017

 # 6 ConversAçoes Predinho _ LAMUR.jpg

No dia 12 de agosto, Carmen Oliveira, psicóloga e doutora em psicologia clínica, de passagem por Fortaleza para participação no Jubra 2017 - Simpósio Internacional sobre da Juventude Brasileira, participou de nosso VI ConversAções.

O encontro aconteceu no predinho, no bairro Vicente Pinzón. O predinho é uma edificação inconclusa, espaço/objeto de pesquisa permanente da Aline Albuquerque, uma de nossas artistas/pesquisadoras, e que também ocupamos com atividades do LAMUR.

Carmen instigou-nos com o tema “Brasil, além do ressentimento”, a pensar modos propositivos de resistência aos golpes, sem nos deixarmos paralisar ou enfraquecer pelas “paixões tristes”, conforme o pensamento do filósofo Baruch Espinosa.

Foi um momento de afeto e acolhimento, onde cada participador pôde partilhar um pouco de suas inquietações, especialmente diante dos problemas de nossa cidade. Do encontro ficou o desejo de outros encontros que agenciem ciência, arte, afeto e política.

Nossa convidada, além da experiência com a docência na Unisinos (RS), também foi Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (2006-2012) e consultora da Flacso, OIT, Unicef e Fiocruz e, mais recentemente, sócia-diretora da Intercessão - consultoria, instituições e clínica. 

O VI ConversAções foi realizado pelo LAMUR em aliança com o LAC - Laboratório de Arte Contemporânea, ambos vinculados ao PPGArtes - ICA|UFC.

  • 1597748
  • facebook_logo_icon_147291