
Pesquisadoras Convidadas
CARMEN SILVEIRA DE OLIVEIRA
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Mestrado Em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1997). Atualmente é Sócia, Psicoterapeuta, Consultora e Docente da Intercessão: Consultoria Psicológica, Instituições e Clínica e participa como pesquisadora convidada do Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR|UFC). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Subjetividade brasileira.
PARTICIPOU DAS PESQUISAS:
Fortalezas Sensíveis: Escritas com as Cidades
LINKS:
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/213714624468237


CLECI MARASCHIN
Realizei minha formação acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Em 1982 finalizei o Curso de Graduação em Psicologia e, em 1992, o Curso de Licenciatura em Psicologia. O Mestrado e o Doutorado em Educação foram concluídos respectivamente em 1987 e em 1995. Em 1991 ingressei como professora no Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UFRGS. Em 1997 fui credenciada como docente e orientadora nos Programas de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional e em Informática na Educação. Fui editora da Revista Psicologia e Sociedade da Associação Brasileira de Psicologia Social de 2002 até 2007. Exerci o cargo de Diretora do Instituto de Psicologia da UFRGS de 2006 até 2010. No ano de 2011 realizei um Pos-doutoramento na Universidade de Wisconsin-Madison/EUA. Atualmente sou professora colaboradora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e Informática na Educação. Desde meu mestrado, venho desenvolvendo estudos e pesquisas tomando como temática central os efeitos nas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas áreas da educação e da saúde na perspectiva da Psicologia Social.
PARTICIPOU DAS PESQUISAS:
In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre
LINKS:
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3992255361467211
Livro ‘Arte que inventa Afetos’

NIZE MARIA CAMPOS PELLANDA
Possui graduação em História (UFRGS), mestrado em História da Cultura (PUCRS), doutorado em Educação (UFRGS) com doutorado-sanduiche na M.U. (OHIO-USA) sob a orientação do Dr. Peter McLaren. Realizou estágio de Pós-doutoramento na Universidade do Minho (PORTUGAL) onde atuou como pesquisadora convidada atuando no CEHUM no projeto "Educação, saúde e sofrimento". Nesse momento, faz Estágio Sênior de pesquisa na Universidade do Minho onde está desenvolvendo uma plataforma digital para sujeitos diagnosticados com TEA (Transtornos do Espectro Autista) baseada em pressupostos da complexidade sob a supervisão da Dra, Lia Oliveira. No desenvolvimento da referida plataforma o grupo tem tido a parceria efetiva dos professores da UFERSA: Dr. Francisco Milton Mendes Neto e dra Kara Demoly. Como desdobramento dos trabalhos do estágio se constituiu um grupo de investigação, o TEACOMPLEX, que tem atividades presenciais e à distância. Atualmente integra o quadro permanente de professores do Programas de Pós-Graduação "Cognição, Tecnologias e Instituições" da UFERSA. É coordenadora do GAIA (Grupo de Ações e Intervenções Autopoiéticas) cujo eixo de convergência é Educação e Complexidade. O conceito central organizador das pesquisas vinculadas do grupo é a construção do conceito complexo de ONTOEPISTEMOGÊNESE. Os temas predominantes das pesquisas são: epistemologia da complexidade, acoplamento tecnológico, sofrimento, autonarrativas. Atualmente desenvolve o projeto vinculado "Na ponta dos dedos: o iPad como instrumento complexo de cognição/subjetivação" voltado ao acoplamento de crianças autistas com o iPad no qual estão sendo desenvolvidos processos inovadores em termos de compreensão do papel do objeto técnico na cognição e subjetivação.. É Bolsista Produtividade DT. do CNPq.
PARTICIPOU DAS PESQUISAS:
Arte | Espaço Comum | IntenCidades
In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre
LINKS:
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3992255361467211